Mostrar mensagens com a etiqueta Angola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Angola. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 6 de março de 2009

Artista plástico estreia exposição individual


Luanda – O artista plástico Sozinho Lopez vai expôr a sua primeira obra individual denominada “O 5º Ano” em Abril deste ano, no Salão Internacional de Exposições da União Nacional dos Artistas Plásticos(UNAP), em Luanda.

A amostra, que contará com mais de vinte obras de pintura concebidas em estilo figurativo, aborda diversos aspectos da sociedade angolana, com particular atenção sobre a valorização que se deve dar permanentemente aos aspectos culturais angolanos.

Em declarações hoje à Angop, Sozinho Lopes, que já participou em diversas exposições colectivas dentro e fora do país, refere que os símbolos e as máscaras nacionais, anexadas à modernidade representam as suas preocupações artísticas.

"Há necessidade de trazer aos olhos da sociedade a essência da angolanidade ante a modernidade que atravessa os nossos hábitos e costumes. Logo, eu vou ao encontro dos rituais e das máscaras e trago a alma do povo, recreada, demonstrando, assim, que o moderno e o passado podem conviver", referiu.

Em cerca de cinco anos, depois da sua formação média, o pintor disse ter praticado e pesquisado bastante pelas províncias do país a essência da arte angolana sempre no intuito de reflectir-se sobre o passado e perspectivar o futuro.

"O 5º Ano representa assim a entrega pela arte, os contactos com artistas que já algum tempo lidam com a criação, com realce para o pintor e escultor António Gonga, que muito me ajudou a seguir este caminho", salientou.

"Diálogo fechado", "A dança bale, expressão cultural II", "Mona diala", "Fragmento de um mundo místico II" e "Vozes de outros sons e ritmos", fazem parte do conjunto das pinturas a expôr e executadas por Sozinho Lopes nas técnicas de óleo e de acrílico sobre tela, assim como técnica mista.

Nascido a 17 de Fevereiro de 1976, na província do Uíge, Sozinho Lopes fez o curso médio de artes plásticas em 2003 no Instituto Nacional de Formação Artística (INFA).

Presente em colecções institucionais e particulares, o pintor já obteve, em 2006, a menção honrosa do Prémio Cidade de Luanda e uma distinção no concurso " Desenho na Areia" da empresa petrolífera norueguesa Nosrk Hydro.

Em 2007 foi galardoado como o segundo classificado do concurso mural de pintura da Embaixada dos Estados Unidos em Angola sobre a vida e obra do Martin Luther King (activista na luta contra o racismo nos EUA) e o Grande Prémio Ensarte de Pintura, sendo que em 2008 venceu o Prémio Cidade de Luanda em Pintura.
Fonte:Angola Press

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Expo2008: Mitologia angolana presente em Zaragoza


Zaragoza, Espanha, 28/05 (Do enviado especial) - Algumas figuras da mitologia angolana ligadas às águas e ao ambiente vão ser retratadas ou descritas no Pavilhão de Angola na "Expo2008", a decorrer de 14 de Junho a 14 de Setembro do ano em curso, na cidade espanhola de Zaragoza, informou hoje, quarta-feira, à Angop uma fonte oficial.Segundo Fineza Teta, directora do Pavilhão de Angola na Expo, para ornamentar os sete momentos da exposição, a organização achou por bem seleccionar algumas figuras mitológicas ou lendárias do país, exemplificando com a Kianda (Sereia), o Jacaré Bangão e o Bakama.A selecção destas figuras, disse Fineza Teta, deve-se ao facto delas estarem ligadas à água e ao ambiente."O Pavilhão de Angola terá como grande atractivo a água. Onde for água do mar estará presente a Kianda, se for rio estará o Jacaré e se tratar-se de uma floresta o Bakama", realçou a fonte da Angop que não deixou de referenciar as dificuldades de credenciamento criadas pela organização dada a rigorosidade dos funcionários de Angola à Expo, inclusive do pessoal ligado à segurança e expositores já presentes em Zaragoza. A fonte explicou que a escolha da Kianda (Sereia) deveu-se à relação com o mar que lhe é atribuída pela população da Ilha de Luanda, a eleição do Jacaré resultou da lenda segundo a qual, no passado, um animal da espécie abandonara o rio Dange, na província do Bengo, para ir pagar o imposto.O Bakama, figura quase que omnipresente em qualquer manifestação cultural na província de Cabinda, foi opção para a sua presença nesta exposição mundial devido as suas "virtudes ecológicas", que lhe permitem interagir com outros seres vivos (plantas e animais) sem ferir o ambiente e por "trajar-se" de materiais (folhas secas de bananeira) biodegradáveis. Elas defendem a causa do ambiente.O Pavilhão de Angola na Expo2008, em Zaragoza, Espanha, será composto por sete painéis, que vão reflectir a importância da água no contexto do tema que o país escolheu para debate no evento: "A Água como Recurso hídrico.O espaço terá igualmente uma galeria de artes que oferecerá produtos culturais, nas suas várias vertentes de manifestação, nomeadamente, pinturas, gravuras e esculturas que vão reflectir o tema da exposição: a água.Outras disciplinas do mosaico cultural angolano, como a dança, a música, o teatro e a gastronomia, constam igualmente do programa dos organizadores do Pavilhão de Angola.O pavilhão de Angola na Expo2008 é o maior de todos os tempos com uma dimensão de 468 metros quadrados e é o único que não está no pavilhão de África. O recinto de Angola não está no condomínio africano pelo facto da comunicação ter chegado ao país quando já se tinha dimensionado o espaço reservado ao continente. Neste sentido foi cedido a Angola um espaço maior, em função da perspectiva da amostra.As participações de Angola são organizadas por um comité coordenado por um comissário. Na exposição de Saragoça é comissária a assessora do Presidente da República para os Assuntos Regionais, Albina Assis. Esta é a quarta participação de Angola numa exposição internacional do género.

Uíge: Sector da Educação distribui material escolar aos alunos primários


Uíge, 28/5 - O sector de Educação na província do Uíge iniciou recentemente a distribuição gratuita de manuais escolares aos alunos das escolas primárias da região, disse hoje, quarta-feira, à Angop, nesta cidade, o director provincial da Educação, António Mucanza Kangudi. De acordo com o responsável, o sector recepcionou 338 mil e 709 manuais para a iniciação a 7ª classe e 257 mil e 459 outros manuais para o ensino primário inserido na reforma educativa, assim com 15 mil fichas de iniciação. António Mucanza Kangudi revelou que estes manuais já foram distribuídos a 12 dos 16 municípios da província, faltando apenas Kimbele, Damba, Sanza Pombo e Maquela do Zombo. O sector recebeu manuais para as disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio, Ciências, História, Geografia e Educação Moral e Cívica.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Pinturas de Matondo Alberto


Uma exposição de pintura intitulada “A estética exegética”, do artista plástico angolano Matondo Alberto, foi inaugurada no dia 25 de Janeiro, na galeria "De Maio", na União Nacional dos Artistas Plásticos (Unap), em Luanda.