sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Pôr do sol visto de Cantanhede

Foto José Vieira

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Arte Africana Moderna




Pinturas de Matondo Alberto


Uma exposição de pintura intitulada “A estética exegética”, do artista plástico angolano Matondo Alberto, foi inaugurada no dia 25 de Janeiro, na galeria "De Maio", na União Nacional dos Artistas Plásticos (Unap), em Luanda.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Artes Plásticas: Morreu Alice Jorge


Alice Jorge (1924-2008) começou a expôr nos anos 50 nas Exposições Gerais de Artes Plásticas, da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA. Afastada do ensino secundário em 1955, foi reintegrada em 1974.
Foi bolseira da Fundação Gulbenkian em Paris e também em Lisboa para a realização de um livro sobre técnicas de gravura.
Além de se dedicar em especial à pintura e à gravura (com exposições individuais nas galerias "Diário de Notícias", São Francisco, Tempo, Alvarez, etc, e na Fundação Gulbenkian), realizou trabalhos de cerâmica e de ilustração de livros.
A III Bienal de Gravura da Amadora, em 1992, apresentou uma retrospectiva da Obra Gravada de Alice Jorge. É autora, em colaboração com Júlio Pomar (com que foi casada entre 1954 e 1961), de um dos painéis de azulejo da Av. Infante Santo, em Lisboa.
O funeral de Alice Jorge realizou-se hoje de manhã (18 de Fevereiro), no Cemitério do Alto S. João, em Lisboa.
AC. RTP