terça-feira, 13 de maio de 2008

Morreu o pintor americano Robert Rauschenberg


NOVA YORK (AFP) — O pintor americano Robert Rauschenberg, um dos principais representantes da Pop Art e um dos artistas maiores do século 20, morreu aos 82 anos na Flórida, informou à AFP Jennifer Joy, encarregada de relações públicas da galeria Pace Wildenstein de Nova York.
Rauschenberg morreu na noite de segunda-feira em Captiva Island, uma ilha da Flórida onde residia.
Nascido no Texas em 1925, Rauschenberg, batizado Milton Ernest Rauschenberg - mudou de nome na idade adulta -, alcançou a fama nos anos 50 e em 1964 tornou-se o primeiro americano a ganhar o grande prêmio da bienal de Veneza (Itália).
Várias de suas obras de arte contemporânea figuram no lote de vendas de quarta-feira da casa de leilões Sotheby's, entre elas, "Overdrive", uma tela colorida de 1963 com elementos do distrito financeiro de Nova York, avaliada entre 10 e 15 milhões de dólares antes de ser divulgada a notícia da morte do artista.
Estudou arte em Paris onde encontrou Susan Weil, uma jovem artista de Nova York com quem foi casado por pouco tempo e de quem teve um filho, Christopher.
No início dos anos 50 em Nova York, ele reagiu ao expressionismo abstrato de pintores como Willem de Kooning e criou uma série de monocromos, "White, Black and Red paintings".
Utilizando em suas obras todas as espécies de materiais - cordas, pedaços de tecido, objetos de consumo corrente - era considerado o artista que assegurou a transição entre o expressionismo abstrato e a pop art. Por sua vez, ele desejava escapar dos rótulos, seja de pop art ou de neodadaísmo.
Sua série "Combine Paintings", misturando escultura, fotografia e colagem, lhe valeu uma primeira exposição na galeria Léo Castelli em Nova York em 1958.
Em 1970, ele instalou definitivamente seu ateliê na Flórida; também possuía uma casa em Greenwich Village, Nova York.
Foi também escultor, coreógrafo, fotógrafo e compositor.

Sem comentários: