domingo, 6 de janeiro de 2008

Ajude os seus filhos a... melhorar a ortografia.



As sugestões referidas são uma base de trabalho para que a criança pratique a construção de textos. Para o fazer terá que melhorar a capacidade de estruturar as suas ideias, observando, por exemplo, uma sequência lógica (cronológica ou não) na elaboração de um texto.
Contar/ler em conjunto histórias, relatos de passeios ou viagens, etc..
Observação e análise de imagens. Após uma observação conjunta, bem atenta, far-se-á a enumeração de elementos presentes, a sua descrição e poder-se-á construir histórias que são “sugeridas” pelas imagens.
Organizar excursões. A criança será solicitada a participar na organização da mesma - planeamento, execução, verificação . Fazer um aproveitamento de todas as situações que possam levar a criança a expressar suas ideias, a relatar o que observou, o que lhe chamou atenção, o que lhe despertou maior curiosidade/interesse.
Construção de frases:- com palavras apresentadas pelo professor;- com palavras escolhidas pela criança;- referentes a uma história lida ou ouvida;- referente a uma gravura.
Fazer cópias de excertos de textos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).
Leituras.
Poesias e quadras.
Relato de experiências realizadas nas aulas de estudo do meio/ciências.
Construção de notícias para o jornal da turma.
Redacção de avisos, recados, etc..PontuaçãoEis algumas sugestões que vão ajudar a criança a melhorar. Muitas outras poderão ser utilizadas.
Cópias, seleccionadas pela criança: - de frases;- de pequenos textos.
Leituras:- de histórias;- de trechos interessantes escolhidos pelo professor;- de trechos escolhidos pelo aluno.
Apresentação de cartazes ilustrados e com frases ou contos devidamente pontuados.
Formação de frases.
Redacção de avisos e ordens (explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada).
Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da turma.
Ditado-exercício e ditado-prova .
Trechos para pontuação (Exercícios). Ortografia
Ditado-exercício.
Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar.
Cópias motivadas.
Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objecto de estudo. Emprego dessas palavras em frases e ditados.
Auto-ditado.
Ditado-prova.
Jogos específicos.

Sem comentários: