quarta-feira, 19 de março de 2008

Educação sexual tarda a arrancar



O psiquiatra Daniel Sampaio lamenta a demora na aplicação de programas de educação sexual nas escolas, depois de o grupo de trabalho que coordenou ter apresentado um projecto ao Governo há seis meses.
«Precisamos cada vez mais de uma educação sexual em Portugal. Temos propostas que, infelizmente, ainda não foram postas em prática nas escolas. Não posso deixar de lamentar», declarou Daniel Sampaio durante uma sessão em Lisboa sobre gravidez na adolescência.
O coordenador do Grupo de Trabalho para a Educação Sexual nas Escolas recordou que foi entregue ao Ministério da Educação em Setembro do ano passado um relatório onde se definia um programa com os conteúdos mínimos e obrigatórios a abordar em cada ano de escolaridade.
Segundo a proposta, as escolas devem dedicar à sexualidade pelo menos uma aula por mês.
«Tem tardado a concretização no terreno das medidas propostas», lamentou Daniel Sampaio, apesar de reconhecer que há muitas escolas que «fazem um excelente trabalho» em matéria de educação sexual.
Segundo o programa proposto pelo Grupo de Trabalho, as sessões de educação sexual no 2º e 3º ciclos e no secundário devem abranger matérias como a fisiologia geral da reprodução humana, o ciclo menstrual e ovulatório, o uso de métodos contraceptivos e a prevalência e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, assim como as taxas e tendências da maternidade e aborto na adolescência.
No relatório final entregue em Setembro ao Ministério da Educação, o Grupo de Trabalho ressalva, no entanto, que «em nenhum caso o programa deverá basear-se apenas numa vertente médico-sanitária, pois é essencial que a escola ajude os seus alunos a desenvolverem um conjunto de qualidades que lhes permitam encontrar uma conduta sexual que contribua para a sua realização como pessoas».
Aliás, hoje, Daniel Sampaio destacou a importância de, a par com a educação sexual, fazer uma abordagem da problemática da saúde mental, da educação alimentar e do consumo de álcool e drogas.

Sem comentários: