quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Construir Palhaços

Oficina de idéias - Atividades
Palhaços – Alegria da criançada
Atividade: construção de palhaços, reutilizando embalagens (caixinhas de guache da Faber Castell).

Objetivos :
Proporcionar às crianças o conhecimento e a confecção de brinquedos simples que proporcionem de interação e lazer.
Desenvolver a criatividade, a socialização e a percepção entre os vários materiais, aprofundando o conhecimento sobre o processo envolvido na transformação da matéria prima (sucata) em produto (personagem).
Desenvolver a coordenação viso-motora, harmonia e composição tanto no desenho como na escolha das cores e materiais.
Referências importantes :
Hoje as atenções do mundo estão se voltando para o consumo de produtos de forma consciente uma vez que se todos os habitantes da Terra consumissem como os dois países ricos, seriam necessários 4 planetas iguais ao nosso atender a todo esse consumo; sendo assim é necessário que todos os seres humanos façam a sua parte.
Estamos sugerindo um palhacinho que reutiliza as embalagens de guache Faber Castell.
Palhaço e circo: um não vive sem o outro.
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra. Andavam de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.
O circo com suas características itinerantes, aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha o palhaço como seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.
Os palhaços mais conhecidos do Brasil foram: Carequinha, Piolin, Arrelia e Chicarrão.
Com a chegada da televisão nos lares de todo o Brasil o circo foi perdendo público dia a dia e hoje os poucos circos que restam, sobrevivem com muita dificuldade e os palhaços, muitas vezes têm um emprego durante o dia e fazem os espetáculos à noite para poderem manter sua família.
As crianças ficam fascinadas pelos palhaços e suas palhaçadas e riem a valer pois muitas acreditam nas lorotas contadas por eles.

Material utilizado: • EcoLápis Grafite Faber Castell • EcoLápis de Cor Bicolor Faber Castell ou Canetinhas Faber Castell • Cola Branca Cole Bem Faber Castell • papel crepom com cores variadas • linha de bordar • ¼ de folha de cartolina branca • tesoura • régua • sucata (caixinha vazia de guache Lavável da Faber Castell).

Modo de fazer:
1. Risque o molde em cartolina branca. Recorte e vinque nas linhas pontilhadas. Encape a caixinha de guache lavável Faber Castell.
2. Desenhe a carinha do palhaço utilizando os EcoLápis de cor Bicolor da Faber Castell ou canetinhas coloridas da Faber Castell.
3. Faça o chapéu palhaço em cartolinha branca pintada com EcoLápis de cor Bicolor Faber Castell ou canetinhas coloridas Faber Castell. Faça como um cone ou uma cartolina. Moldes abaixo. Cole na cabeça do palhacinho.
4. Corte duas tias de papel crepom no tamanho 10 x 40 cem. Picote dos dois lados. Franza cada tira pelo meio e amarre com linha de bordar para fazer o pom pom. Com cola branca Cole Bem de Faber Castell cole um pom pom de cada lado do palhaço.
5. Corte um círculo com 10 cm de diâmetro em cartolina e reserve. Corte uma tira de crepom na medida de 10 x 50 cm (escolha uma cor), corte a segunda tira na medida 12 x 50 (escolha uma outra cor). Cole as duas por uma das laterais de 50 cm, vá franzindo e colando essa tira de maneira a forma o colarinho do palhaço.
6. Cole sob o palhaço... Pronto, seu palhaço está pronto.
Sugestão de pesquisa:
Peça aos seus alunos que conversem com os pais e avós. Quais lembranças eles tem de palhaços, circos, enfim dos números que aconteciam nos espetáculos circenses.
Pesquisem sobre situações de entretenimento do passado e atuais.
Se conhecerem alguém que trabalhou em circo, peça que façam uma entrevista.
Pesquisem sobre a situação financeira que os circos e palhaços enfrentam hoje, a falta de público, a situação dos bichos que vivem em jaulas para se apresentarem nos espetáculos, as famílias circenses, etc.
Professor, se for possível leve seus alunos para assistirem um espetáculo no circo, eles nunca mais se esquecerão do que lá vão ver, pois a maioria dos pais não levam seus filhos ao circo.

Sugestão: criem outros personagens, utilizando embalagens vazias. Você estará desenvolvendo sua criatividade, reaproveitando embalagens e praticando o consumo consciente.

Sem comentários: