quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Criatividade

A criatividade é um dos recursos intelectuais mais preciosos para nosso dia-a-dia. No entanto, é na sala de aula que, permanentemente, ela precisa estar presente, pois dela depende o interesse e a dedicação de nosso aluno.
O educador criativo é também um artista, pois instiga o aprendizado de seus alunos utilizando recursos que vão além do livro didático: a importância da arte na educação cumpre com esta função.
A importância do desenvolvimento criativo
O artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU - Organização das Nações Unidas – afirma que “toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, e a participar de atividades de jogo e recreação, apropriadas à sua idade, e a participar livremente da vida cultural e das artes".

Sem dúvida alguma, participar da vida cultural e artística do país é essencial para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças, pois coloca-as frente a frente com a diversidade de produções provenientes das artes plásticas, da dança, da música e do teatro. Num país cheio de regionalismos como o Brasil, essas ações tornam-se ainda mais importantes, visando a quebra de preconceitos e o aprendizado das várias manifestações de cada localidade.
A criatividade tende a se aprimorar a partir da identificação e do conhecimento, por parte do aluno, de novos espaços de criação individual ou coletiva: exposições, museus, acervos, peças de teatro, apresentações de dança e de música, feiras literárias, feiras de artesanato e antiguidades, todos esses são locais que reúnem trabalhos que se renovam constantemente, por isso seus idealizadores devem estar sempre inovando. Exemplos disso são a Bienal das Artes e as semanas de moda, eventos que, normalmente, ocorrem nos grandes centros urbanos. A sala de aula pode e deve ser um espaço criativo: representação de personagens literários cujas obras foram lidas em classe, reprodução livre de obras de arte (apenas inspiradas em certos temas ou autores) usando técnica diferente daquela usada pelo pintor, reescrita de história com alteração do final ou simplesmente trabalhos livres utilizando sucata, desenvolvem o imaginário da criança, sua capacidade para inventar, para discernir o real do fictício, aprimorar o pensamento lógico, as expressões verbal e corporal e a atenção. Somam-se a tudo isto a socialização, a afetividade, a capacidade para trabalhar colaborativamente (às vezes, um trabalho em dupla traz ótimos resultados) e a própria criatividade para resolver problemas: se um aluno não tem habilidade para pintar, de que outra forma ele pode cumprir com a tarefa de colorir uma paisagem, por exemplo?
No caso de pequenas dramatizações em sala de aula, a criatividade estará presente no momento de se reproduzir um texto e transpor a linguagem literária para a linguagem teatral, fazendo uso simultâneo da expressão corporal e facial. Também será preciso imaginação para a criação cenográfica, estimulando o aluno a perceber o que vem em primeiro plano e o que pode aparecer discretamente no palco. A mesma criatividade será necessária para os cuidados com as vestimentas e objetos que caracterizam a peça remontada. Foi-se o tempo em que o aluno respondia passivamente às exigências artísticas feitas por seus professores: diante da diversidade de produtos disponíveis e das maravilhas de seus efeitos, a criatividade assume o lugar da reprodução fiel e cede espaço para a descoberta de novos talentos.
Para saber mais:
32 idéias divertidas que auxiliam o aprendizado, de Vânia Dohme. Editora InformalApresenta 32 atividades que podem ser aplicadas em sala de aula ou ao ar livre, como reforço de aprendizagem de forma agradável. O livro promove maior participação, aumentando a interação professor/aluno e estimula o trabalho em equipes e a colaboração. Aborda temas transversais como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e educação sexual.
Técnicas de contar histórias, de Vânia Dohme. Editora InformalUm guia para desenvolver as habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. A autora utilizou o sucesso dos cursos que realizou e transformou-os neste livro em que teorias, contos, recursos, projetos, moldes e dicas são descritos. Um livro recomendado para aqueles que se aventuram no mágico mundo de contar histórias.

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