Um dos argumentos mais utilizados pelos alunos quando lhes dizem que devem estudar Matemática é "Mas quando é que eu vou usar isso na vida real?". Não se deixe intimidar por este argumento tão popular e comece desde já a usar estratégias que demonstram como a Matemática é uma presença constante no nosso quotidiano.Os pais sabem como são actualmente importantes e até essenciais os conhecimento de Matemática, uma vez que ela está mais presente do que nunca no nosso dia-a-dia, em praticamente todas as situações. É precisamente por estar tão presente que podemos "virar o feitiço" a favor das crianças e usar acções da vida diária para ensinar-lhes Matemática. E o melhor de tudo, elas sequer vão perceber que estão a aprender! Como a Matemática está em toda parte, o que é aqui sugerido são apenas alguns modos de introduzir este assunto no quotidiano das crianças. Seja criativo(a), descubra outras ideias, decerto que estas não lhe irão faltar. Se o(a) seu(ua) filho(a) gosta de desporto e, por exemplo, é adepto(a) de alguma equipa podemos combinar desporto e aprendizagem de Matemática. Como? Eis algumas sugestões:
Peça-lhe que registe os resultados dos jogos da sua equipa (que poderá ser efectivamente a "sua" equipa se ele(a) praticar algum desporto) e que obtenha alguns dados estatísticos a partir desse registo. Dados como, no caso do futebol/andebol:- Quantos remates à baliza fez a equipa? Desses, quantos falhou? E quantos concretizou? (Fazer cálculo semelhante para a equipa adversária.)- Quantos passes errados (perdas de bola) fez a equipa durante o desafio?- Qual a média de faltas cometidas por ambas as equipas durante o jogo?- Quantos cantos foram marcados? Desses, quantos constituiram oportunidades de golo?Como vê, as oportunidades de estudo são muitas e ficam ao seu critério. Pode levar este "estudo" um pouco mais longe e usar os dados obtidos para construir gráficos, que servirão para discutir estratégias e, por exmeplo, mostrar ao seu grupo de amigos (ou família) as capacidades de análise do(a) seu(ua) filho(a). Decerto que este(a) se sentirá orgulhoso(a).Atenção: Esta actividade não se limita ao futebol. Todos os desportos colectivos e individuais podem ser assim analisados (caso contrário, os comentadores desportivos teriam bem menos para dizer aos microfones...).Mas nem só de estatísticas vive este estimular da aprendizagem matemática... Se o(a) seu(ua) filho(a) pratica, por exemplo, basquetebol, podem recorrer à Matemática para:
Qual a trajectória mais correcta a dar a bola para que esta entre no cesto a partir de vários pontos do campo. (O mesmo é válido para um jogador de futebol que marque um livre e queira antever qual a melhor trajectória para ultrapassar a barreira adversária.)
De quantos pontos necessita a equipa para conseguir a classificação x? Quantas partidas terá de ganhar para o conseguir? Quantas poderá, na pior das hipóteses, perder?
Avaliar o desempenho (pontos concretizados) de um jogador de jogo para jogo. É simples; basta dividir o número de pontos marcados (p) pelo número de tentativas (t) feitas. Se, por exemplo, a Ana marcou 18 pontos (p=18) e fez 32 tentativas de lançamento (t=32), então, ela concretizou 56% das tentativas efectuadas (18/32 x 100 = 0,56 x 100 = 56%).Pode fazer-se o cálculo para todos os jogadores da equipa e seguir a evolução do seu desempenho.E, porque não, aplicar os conhecimentos de Geometria?
Pegue numa bola de futebol. Pergunte à criança que polígonos consegue identificar na bola. São polígonos regulares? Quantas diagonais "cabem" dentro desses polígonos?
Ainda usando a bola de futebol como ponto de partida, peça à criança que calcule a sua área e, se os seus conhecimentos forem suficientes, o seu volume.Como vê, as possibilidades são muitas. Explore-as.
Peça-lhe que registe os resultados dos jogos da sua equipa (que poderá ser efectivamente a "sua" equipa se ele(a) praticar algum desporto) e que obtenha alguns dados estatísticos a partir desse registo. Dados como, no caso do futebol/andebol:- Quantos remates à baliza fez a equipa? Desses, quantos falhou? E quantos concretizou? (Fazer cálculo semelhante para a equipa adversária.)- Quantos passes errados (perdas de bola) fez a equipa durante o desafio?- Qual a média de faltas cometidas por ambas as equipas durante o jogo?- Quantos cantos foram marcados? Desses, quantos constituiram oportunidades de golo?Como vê, as oportunidades de estudo são muitas e ficam ao seu critério. Pode levar este "estudo" um pouco mais longe e usar os dados obtidos para construir gráficos, que servirão para discutir estratégias e, por exmeplo, mostrar ao seu grupo de amigos (ou família) as capacidades de análise do(a) seu(ua) filho(a). Decerto que este(a) se sentirá orgulhoso(a).Atenção: Esta actividade não se limita ao futebol. Todos os desportos colectivos e individuais podem ser assim analisados (caso contrário, os comentadores desportivos teriam bem menos para dizer aos microfones...).Mas nem só de estatísticas vive este estimular da aprendizagem matemática... Se o(a) seu(ua) filho(a) pratica, por exemplo, basquetebol, podem recorrer à Matemática para:
Qual a trajectória mais correcta a dar a bola para que esta entre no cesto a partir de vários pontos do campo. (O mesmo é válido para um jogador de futebol que marque um livre e queira antever qual a melhor trajectória para ultrapassar a barreira adversária.)
De quantos pontos necessita a equipa para conseguir a classificação x? Quantas partidas terá de ganhar para o conseguir? Quantas poderá, na pior das hipóteses, perder?
Avaliar o desempenho (pontos concretizados) de um jogador de jogo para jogo. É simples; basta dividir o número de pontos marcados (p) pelo número de tentativas (t) feitas. Se, por exemplo, a Ana marcou 18 pontos (p=18) e fez 32 tentativas de lançamento (t=32), então, ela concretizou 56% das tentativas efectuadas (18/32 x 100 = 0,56 x 100 = 56%).Pode fazer-se o cálculo para todos os jogadores da equipa e seguir a evolução do seu desempenho.E, porque não, aplicar os conhecimentos de Geometria?
Pegue numa bola de futebol. Pergunte à criança que polígonos consegue identificar na bola. São polígonos regulares? Quantas diagonais "cabem" dentro desses polígonos?
Ainda usando a bola de futebol como ponto de partida, peça à criança que calcule a sua área e, se os seus conhecimentos forem suficientes, o seu volume.Como vê, as possibilidades são muitas. Explore-as.
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