quinta-feira, 27 de março de 2008

Indisciplina e violência nas escolas II


É fantástico como o Ministério na pessoa do Senhor Secretário Valter Lemos demonstra total desorientação nas suas decisões. Veja-se como de ânimo leve diz que as escolas podem, se tiverem casos graves de indisciplina contratar psicólogos e mediadores de conflitos. Trata-se de uma «resposta na hora» para um vídeo que surgiu no You Tube, um site que permite a colocação e visualização de pequenos filmes aos seus utilizadores. Será que não percebem que não é depois de acontecerem os problemas que se resolve esta questão da indisciplina? Não estão as escolas há muito à espera de mais técnicos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Auxiliares de Acção educativa e os tais mediadores de conflitos, mas para resolver as questões numa perspectiva de prevenção? Esquecem-se que existem outros problemas à espera de resolução? O tal abandono escolar por falta de condições sociais, as crianças com necessidades educativas especiais, a falta de condições de instalações e de trabalho? Só se recorre a mediadores de conflitos porque se assume que não houve ou não se conseguiu a prevenção. O Norte é para "Norte", troquem de bússola... há GENTE que sabe em Portugal , porque não pedem conselhos? A Bússola nunca se engana, aponta sempre para o Norte.



"O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, anunciou terça-feira que as escolas com problemas graves de indisciplina podem apresentar ao Ministério da Educação (ME) uma proposta para a contratação de técnicos como psicólogos e mediadores de conflitos.
«Se uma escola tiver um grande problema de indisciplina generalizada pode apresentar à Direcção Regional de Educação uma proposta para o reforço dos meios técnicos», afirmou Valter Lemos."

Sem comentários: