sábado, 19 de janeiro de 2008

Uma sala de aula, um rato e uma aluna sensivel.


Estávamos todos na sala de aula, alunos e professor, a trabalhar em mais uma tarefa da área de projecto. Os alunos pesquisando, cada dois com um computador portátil, (daqueles do Sócrates) e eu ia de mesa em mesa ensinando, aprendendo, divertindo-me com eles. Estava um dia de calor, embora inverno, e eu tinha a porta da sala que dá para o exterior aberta. Entrava luz, entrava o fresco. E surpreendido vi também entrar uma ratazana. Às alunas da primeira mesa disse:

- "Não se mexam" - elas riram pensando que eu estava a brincar.

- "Não se mexam, a sério! Está aí uma ratazana.

O que fui dizer. Mal a viram saltaram aos gritos para cima das cadeiras... a confusão tornou-se geral. Eu no meio da sala tentando afugentar a ratazana para o exterior. Ela saltitando por cima das malas, das mochilas, dos casacos... Entraram de repente dois auxiliares de acção educativa munidos de vassouras e lá correram com a "bicha" da sala de aula. Todos correram atrás "daquilo" até um dos funcionários a matar com as botas.
Recuperaram todos do susto e regressaram à aula.No meio deste barulho vinha a Maria chorando:

- Coitadinha, vi-a a sufocar... - de repente parei de sorrir.

- Ela estava como que a pedir-me para a salvar - continuando a soluçar - aqueles olhinhos...

Encaminhei-a para o lugar, sem saber bem o que dizer. Sentia-me um pouco estúpido por ter sorrido. na verdade também não gostei nada daquela situação.
A aula, claro está, tinha acabado por ali... a ratazana tinha 5, 10, 15 centímetros diziam, algum até afirmaram que parecia um coelho. Exageros destas idades. A Maria continuava a chorar!

- Também não gostei nada de ver - foi só o que me saiu.

Depois foi o toque estridente para a saída e a minha aluna saiu chorando.
Escrevi o sumário e pensei: "mais uma aula onde aprendi um pouco mais e nas lágrimas de uma menina".

2 comentários:

Anónimo disse...

O' stor eu assustei.me quando o stor disse que tava uma ratazana ao pe' de mim!!mas eu pensei que o stor tava na brincadeira por isso e' que nao liguem!!lol

Anónimo disse...

que comedia...
ainda hoje leiu isto i comeco a rir pelo aqilo que eu passei dentro da sala de aula...
:')