segunda-feira, 10 de março de 2008

Escola Internacional do Mindelo

A Escola Internacional de Arte do Mindelo (M-EIA) abre oficialmente segunda-feira, 10, em São Vicente, com ofertas de cursos profissionais, licenciaturas, seminários e oficinas. Estarão presentes no acto a directora geral do Ensino Superior e representantes de universidades que cooperaram com o M-EIA, que este ano lectivo muda para as novas instalações no Liceu Velho.
Em simultâneo, 26 alunos do M-EIA recebem certificados de um curso profissional de Manutenção de Equipamentos Hoteleiros e Industriais. Estes são formandos de um projecto que resulta de uma parceria entre a Universidade de Las Palmas, a Fundacion Universitária de Las Palmas e o governo das Canárias e ainda dos parceiros nacionais direcção geral do Turismo, Atelier Mar, Centro de Emprego, Câmara de Comércio e ISECMAR.
O projecto M-EIA é uma iniciativa do Atelier-Mar, liderado por Leão Lopes, que tem a cultura como pressuposto de “qualidade de vida, valorização pessoal e social”, como pólo de desenvolvimento do turismo qualificado e como estruturante do tecido social. Leão Lopes garante que a M-EIA tem pretensões a afirmar-se como uma instituição cultural e artística, de forma a servir a cidade do Mindelo e Cabo Verde.
A escola pretende dar uma especial atenção ao papel das indústrias culturais como motor de desenvolvimento, riqueza e emprego e promover a cultura artística contra a exclusão, numa perspectiva pedagógica. A Escola Internacional de Arte do Mindelo oferece duas licenciaturas em Artes Visuais e Design para Comunicação e Equipamentos e cursos de extensão universitária para professores que queiram actualizar as suas experiências.
A M-EIA disponibiliza igualmente cursos de formação profissional de nível III e IV, cursos livres para estudantes de segundo e terceiro ciclo, cursos para artesãos e ainda actividades pedagógicas para crianças e workshops com várias ofertas.

Sem comentários: