sábado, 15 de março de 2008

Rogério Ribeiro

Lisboa, 13 Mar (Lusa) - A Assembleia da República fez hoje (13 Março) um minuto de silêncio pelo falecimento do pintor e escultor Rogério Ribeiro, evocando a sua "excepcional e multifacetada personalidade criadora".
"Rogério Ribeiro, figura maior da arte portuguesa, com uma excepcional e multifacetada personalidade criadora, é uma das mais destacadas e originais personalidades criadoras enraizadas no movimento neo-realista. A sua obra é uma riquíssima e complexa construção e reflexão sobre o devir humano, sobre o seu tempo e sobre uma humanidade em certos aspectos intemporal", lê-se no voto de pesar aprovado por unanimidade.
Rogério Ribeiro, que foi também dirigente do PCP, morreu segunda-feira, em Lisboa, devido a complicações cardíacas.
Além da sua obra, no voto de pesar é também destacada a "intensa actividade cívica e política" de Rogério Ribeiro, militante do PCP desde 1975, assim como o seu combate "pela liberdade e pela democracia".
Natural de Estremoz, onde nasceu em 1930, Rogério Ribeiro formou-se na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e era director, desde 1993, da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de Almada.
As suas obras estão representadas em Almada, Lisboa, Chile e Japão.
VAM.
Lusa/Fim

Sem comentários: